Praticando Vida
img-praticandovida

Apresentação:

O
Projeto Praticando Vida traz para dentro das comunidades a dinâmica e a integração do futebol, atendendo jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona sul do Rio de Janeiro; tem como objetivo principal a implantação de um novo ritmo de desenvolvimento para os jovens e adolescentes dessas comunidade, tornando-se uma referência para a prática de esporte dentro delas, motivando os jovens ociosos a praticarem esporte e levar com essa prática todo o ensinamento e equilíbrio que o esporte traz . O projeto terá duração de dois anos, focado especificamente para jovens e adolescentes entre 12 a 18 anos, e será realizado em quadras dentro de comunidades na zona sul do Rio de Janeiro.
Acreditamos que através do esporte podemos resgatar a auto-estima, valores de cidadanias que se perderam ao longo do tempo devido a violência e a falta de oportunidades que os jovens e adolescentes sofrem nesses locais.

Justificativa:

Todos os dias o rosto de jovens e adolescentes é estampado como notícia de assassinatos, trafico, prostituição e delinqüência; perdemos anualmente centenas de vidas que poderiam ser grandes potenciais na nossa sociedade, vidas que se fossem olhadas com olhos de amor, poderiam ser transformadas e restauradas. A juventude do nosso estado continua sendo destruída pelo desprezo, e pela falta de oportunidade.
O  Projeto PRATICANDO VIDA, visa trazer a prática de esporte para dentro das comunidades da zona Sul do Rio de Janeiro, onde os jovens e adolescentes terão a oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras, conhecendo direitos e deveres, terão a chance de sair da sua “realidade” e serem educadas pelo esporte. E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol, serão sabedores de seu papel na sociedade: de homens e mulheres responsáveis, que procurarão cumprir as suas obrigações.

O esporte sempre foi uma área de interesse por parte de jovens, tivemos essa experiência em 2008 e 2011 (Atual) quando levamos para a comunidade Santo Amaro o Projeto Praticando Vida, onde os meninos com a faixa etária entre 06 até 14 anos, fizeram parte do projeto que tinha duração de 3 meses; era o momento em que essas crianças e adolescentes saiam da realidade em que viviam, muitas vezes de famílias completamente destruídas e desestruturadas, e tinham um momento de lazer saudável aprendendo preceitos de cidadania e socialização, tendo o futebol como fator de socialização e integração com outras crianças.

Objetivos:

Geral:

Preencher o tempo ocioso de Jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona Sul do Rio de Janeiro, de ambos os sexos, com a prática do futebol, orientar e ensinar a prática do futebol, respeitando a individualidade biológica e o seu desenvolvimento, utilizando o esporte como meio de socialização, inteiração e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol. Sem esquecer o aspecto social, descobrindo novos talentos e tornando o esporte como fator de integração e inclusão social e participar de diversas competições no âmbito regional e estadual.

 

Específico:

  • 1-Criar uma opção esportiva para os jovens e adolescentes das comunidades
    2- Resgatar costumes e valores de cidadania nos jovens e adolescentes
    3- Combater as práticas de violência que se faz tão comum na sociedade através da valorização do indivíduo.
    4- Dar ênfase na socialização
    5- Contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico e nutricional
    6- Ensinar e aplicar os fundamentos técnicos e táticos do futebol
    7- Evidenciar a disciplina o respeito aos colegas e professores, antes, durante e após os treinamentos
    8- Participar de campeonatos de futebol
    9- Resgatar a auto-estima desses jovens

Metas:

Como uma alternativa esportiva e social, o Projeto Praticando Vida irá promover uma integração entre as comunidades da zona sul do rio, através de campeonatos, onde os jovens e adolescentes beneficiados poderão se integrar com outros jovens; alem de desenvolver o interesse e o respeito pelo esporte  dentro das comunidades, auxiliando na divulgação de valores e de cidadania.
Os jovens e adolescentes que farão parte desse projeto terão atividades que os ocuparão e os tirarão da ociosidade em que vivem, onde poderão tornar-se adultos saudáveis e estruturados, reduzindo assim o índice de mortandade e violência causada por jovens.

 

Filtrar Título
Exibir #
# Título do Artigo Autor Acessos
1 Projeto Praticando Vida / Comunidade Sntº Amaro 2011 - RJ "EM ANDAMENTO" Administrator 1171
2 Projeto Praticando Vida / Comunidade Sntº Amaro 2008 - RJ Administrator 1314
siga-nos-espacoamando

 

icone-facebook-espacoamando

Facebook

icone-youtube-espacoamando

Youtube

icone-orkut-espacoamando

Orkut

icone-twitter-espacoamando

Twitter

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje108
mod_vvisit_counterOntem74
mod_vvisit_counterEsta semana280
mod_vvisit_counterÚltima semana1521
mod_vvisit_counterEste mês2674
mod_vvisit_counterÚltimo mês3820
mod_vvisit_counterTodos os dias301838
Agora: 63 visitantes online
Hoje: 23 Ago, 2017

Como Colaborar

minilogo_casa_espaco_amando

Como instituição sem fins lucrativos, o ESPAÇO AMANDO, precisa de recursos para manter a continuidade dos trabalhos...veja algumas formas disponiveis que voc~e pode colaborar com nosso trabalho...clique aqui

Sobre o Espaço Amando

minilogo_casa_espaco_amando

Foi então que surgiu o ESPAÇO AMANDO, uma organização social sem fins lucrativos,... Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, o ESPAÇO AMANDO atende adolescentes e jovens residentes em comunidades da zona sul...clique aqui

Contate - nos

icon-home
End:
Catete - Rio de Janeiro


icon-phone
Tel:
(xx - 21 ) 9854 - 1466

icon-email