Teatralizando
img-teatralizando

Apresentação:

O
Projeto TEATRALIZANDO, oferece cursos de interpretação e técnicas de teatro para jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona sul do rio; tem como objetivo principal de implantar um novo ritmo de desenvolvimento para os jovens e adolescentes de comunidades, tornando-se uma referência para a cultura, motivando os jovens ociosos que moram nessas comunidades a se desenvolverem . O projeto terá duração de 2 anos, focado especificamente para jovens e adolescentes entre 12 a 18 anos, e será realizado na casa do Projeto Espaço Amando, uma associação sem fins lucrativos.
Acreditamos que através do Teatro, podemos resgatar a auto-estima, valores de cidadanias que se perderam ao longo do tempo devido a violência e a falta de oportunidades que os jovens e adolescentes sofrem nesses locais.

INTRODUÇÃO

O Teatro na Educação, ou  Teatro Educativo, ou ainda Teatro Pedagógico, consiste em trazer para a sala  de aula as técnicas do teatro e aplicá-las na comunicação do conhecimento.
As possibilidades do Teatro como um instrumento pedagógico são bem conhecidas. Esteja o aluno como espectador ou como figurante, o Teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para levá-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. Esta é, portanto, uma questão assente, ponto do qual podemos partir para examinar os aspectos práticos de sua utilização pelo Pedagogo.
O enfoque adotado e que com o comportamento social e moral do jovem , não apenas apto mas também desejoso de um aprendizado de valores, de aspectos psicológicos do comportamento, de opções vocacionais, de Boas-maneiras e Etiqueta para bem relacionar-se com pessoas, etc.
O Teatro será um recurso opcional importante para a Formação Comportamental, onde  encontram a oportunidade de expressar suas idéias sociais e seus sentimentos.  Em contra partida, o teatro poderá lhes passar lições morais e inspirar confiança em melhorar sua própria condição social.

Justificativa:

Muitos Adultos que hoje temos em estatísticas como resultado da doença chamada violência em nosso estado, foram jovens e adolescentes desestruturados no âmbito familiar e sem oportunidades para que pudessem ter outra perspectiva de vida.
Vemos que a bagagem emocional desses jovens, podem torná-los homens e mulheres violentos, que buscam os caminhos mais fáceis para a sobrevivência; isso é um reflexo do ambiente em que cresceram, é o que aprenderam como forma de sobrevivência, e se não interferirmos de alguma forma nessa formação,a tendência é que a violência aumente a cada ano, e mais vidas se percam por causa desse trágico comodismo.
Através da cultura conseguimos atrair e incentivar esses jovens a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas com técnicas aplicadas no teatro, visando uma cura interior.
A análise do quadro atual nos levou a constatação da necessidade de alicerçar o projeto com bases definidas e amplitude abrangente, o qual personifica através do Projeto Teatrando; com atendimento para jovens e adolescentes que residem em comunidades na zona sul do Rio, para que tenham a oportunidade de conhecer e serem inseridos em aulas de interpretação e  teoria teatral.

Objetivos:

Geral:

Com finalidade de oferecer a jovens e adolescentes residentes em comunidades na zona sul do rio, a oportunidade de aprenderem e até mesmo se profissionalizarem através da arte, dando a eles outra perspectiva de futuro.

Específico:

  1. Desenvolver a arte em jovens e adolescentes
  2. Trabalhar no emocional desses jovens e adolescentes
  3. Trabalhar a timidez, a interpretação de texto e a prática à leitura
  4. Trabalhar a memorização, através de técnicas par decorar textos
  5. Desenvolver a linguagem corporal, expressão e trabalhar a entonação de voz.
  6. Resgatar costumes e valores de cidadania nos jovens e adolescentes
  7. Trabalhar a auto-estima desses jovens e adolescentes
  8. Combater as práticas de violência que se faz tão comum na sociedade através da valorização do indivíduo.

Metas:

Como uma alternativa cultural e social, o Projeto TEATRALIZANDO irá promover uma integração entre as comunidades da zona sul do rio, através dos alunos, e das apresentações ao ar livre que os alunos irão participar; alem de desenvolver o interesse e o amor pela arte dentro das comunidades, auxiliando na divulgação de valores artísticos e de cidadania através dessa arte.
Os jovens e adolescentes que farão parte desse projeto terão atividades que os ocuparão e os tirarão da ociosidade em que vivem, onde poderão tornar-se adultos saudáveis e estruturados, reduzindo assim o índice de mortandade e violência causada por jovens.

Filtrar Título
Exibir #
# Título do Artigo Autor Acessos
siga-nos-espacoamando

 

icone-facebook-espacoamando

Facebook

icone-youtube-espacoamando

Youtube

icone-orkut-espacoamando

Orkut

icone-twitter-espacoamando

Twitter

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje104
mod_vvisit_counterOntem74
mod_vvisit_counterEsta semana276
mod_vvisit_counterÚltima semana1521
mod_vvisit_counterEste mês2670
mod_vvisit_counterÚltimo mês3820
mod_vvisit_counterTodos os dias301834
Agora: 59 visitantes online
Hoje: 23 Ago, 2017

Como Colaborar

minilogo_casa_espaco_amando

Como instituição sem fins lucrativos, o ESPAÇO AMANDO, precisa de recursos para manter a continuidade dos trabalhos...veja algumas formas disponiveis que voc~e pode colaborar com nosso trabalho...clique aqui

Sobre o Espaço Amando

minilogo_casa_espaco_amando

Foi então que surgiu o ESPAÇO AMANDO, uma organização social sem fins lucrativos,... Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, o ESPAÇO AMANDO atende adolescentes e jovens residentes em comunidades da zona sul...clique aqui

Contate - nos

icon-home
End:
Catete - Rio de Janeiro


icon-phone
Tel:
(xx - 21 ) 9854 - 1466

icon-email