Artesanato
img-artesanato

Apresentação:

A
oficina  ARTE COM AS MÃOS, visa proporcionar  o conhecimento de técnicas com materiais capazes de serem transformados em verdadeiras obras de arte, para jovens e adolescentes residentes em comunidades da zona sul do rio; tem como objetivo principal de atiçar a criatividade e a habilidade dos jovens e adolescentes de comunidades, tornando-os capazes de produzir com as próprias mãos objetos com beleza e a oportunidade de criar uma fonte de renda com esses trabalhos . As oficinas terão duração de 6 meses, focado especificamente para jovens e adolescentes entre 12 a 18 anos, e será realizado na casa do Espaço Amando, uma associação sem fins lucrativos.

INTRODUÇÃO

A palavra arte pode assumir várias significações na linguagem, falando-se da transformação da matéria bruta pelo homem, ela pode representar uma forma de produção quando se desenvolve na procura do útil; ou uma forma de expressão se se desenvolve na procura do belo. Quando a palavra arte for citada neste texto deve ser entendida tal como nos fala Aristóteles; arte mecânica, técnica, arte de fazer ou simples ofício.
Embora padronizada, cada peça feita à mão é única, não se confunde com nenhuma outra, nem da mesma espécie, ainda que tenha sido elaborada no mesmo dia e pela mesma pessoa.
O estilo do artesão empresta originalidade a seus objetos, como que a marca pessoal, enquanto o padrão é a marca do grupo. Cada artesão escolhe um estilo, mas não deixa de ser influenciado pelo ambiente (a natureza) em que vive e pelos modos de vida própria da área cultural que pertence.

Justificativa:

Ao analisarmos a questão da violência urbana nas nossas grandes cidades, perceberemos que, muito mais grave do que o crescimento do número de mortes violentas, está o terrível sentimento de normalidade que domina a nossa sociedade frente à violência cotidiana. Vemos hoje na nossa sociedade um quadro agravante de jovens  com um potencial enorme, se entregando as drogas, prostituição e marginalidade, desperdiçando dons e talentos.
Muitas vezes o ambiente hostil em que vivem os transforma em jovens violentos agressivos, prejudicando assim sua estrutura emocional, os tornando em adultos problemáticos.
Através da cultura conseguimos atrair e incentivar esses jovens a ver e vivenciar outra perspectiva de vida, podendo trabalhar questões em seu emocional, que podem ser tratadas através da arte, visando uma cura interior.
A análise do quadro atual nos levou a constatação da necessidade de alicerçar o projeto com bases definidas e amplitude abrangente, o qual personifica através do Projeto ARTE COM AS MÃO; com atendimento para jovens e adolescentes que residem em comunidades na zona sul do Rio,

Objetivos:

Geral:

Com finalidade de oferecer a jovens e adolescentes residentes em comunidades na zona sul do rio, a oportunidade de aprenderem a criar, e terem uma fonte de renda, dando a eles outra perspectiva de futuro.

Específico:

Social — Possibilitando melhores condições de vida e atuando contra o desemprego

Artístico — O artesanato desperta as aptidões latentes do obreiro e aprimora-lhe o intelecto. Suas mãos, obedientes a impulsos mentais e inteligentes, deslocam a matéria-bruta, grosseira e passiva, e convertem-na com o calor de sua imaginação em coisa útil e por vezes bela. É a idéia que deseja a forma. Desenvolvendo além de habilidade manual,  talento e sensibilidade, o transformando então em um artista. Desse modo, sua experiência artesanal seria apenas uma fase de formação artística.

Pedagógico — Isto quer dizer que os trabalhos manuais são de grande valor para a criança em idade escolar, principalmente os de carpintaria, modelagem e papel recortado. Doutra parte, considera-se o artesanato como excelente meio para a educação de certos, que, se bem orientados nesse plano, podem adquirir habilidade prodigiosa e se realizarem na vida, plenamente.

Moral — O artesanato pode dar causa ao aperfeiçoamento espiritual e moral do artesão, sendo certo que o trabalho afasta a pessoa dos vícios e da delinqüência, Daí o provérbio "cabeça de desocupado é tenda de satanás", cuja sabedoria e exatidão certamente não se põem em dúvida.

Terapêutico — O artesanato abranda o temperamento hostil ou agitado de pessoas que sofrem desvios de personalidade, as quais poderão corrigir suas aberrações através da ocupação manual. Se, por exemplo, um tipo psicológico agressivo deseja fazer mal a alguém, ele o realiza — digamos no barro, e então se satisfaz, por transferência, assim se liberta do incômodo, livra-se de seu estado de tensão e obtém o equilíbrio intrapsíquico ou paz interior.

Cultural — O artesão imprime traços de sua cultura e do meio em que vivem  nos objetos que produz, consciente ou inconscientemente. Muitas de suas tradições ficam marcadas em suas peças.

Psicológico — O artesão se sente valorizado com sua arte porque faz objetos que têm serventia e isto lhe dá a certeza íntima de ser útil à comunidade.

Metas:

Como uma alternativa cultural e social, o Projeto ARTE COM AS MÃOS irá promover uma curiosidade e um interesse por parte dos jovens pela arte, mostrando que eles podem traduzir o que sentem através das peças que criarão, desenvolvendo suas habilidades e talentos, aguçando sua criatividade, pois o trabalho manual necessita de um estímulo vigoroso e pertinaz para se desenvolver.

 

Filtrar Título
Exibir #
# Título do Artigo Autor Acessos
siga-nos-espacoamando

 

icone-facebook-espacoamando

Facebook

icone-youtube-espacoamando

Youtube

icone-orkut-espacoamando

Orkut

icone-twitter-espacoamando

Twitter

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje107
mod_vvisit_counterOntem74
mod_vvisit_counterEsta semana279
mod_vvisit_counterÚltima semana1521
mod_vvisit_counterEste mês2673
mod_vvisit_counterÚltimo mês3820
mod_vvisit_counterTodos os dias301837
Agora: 62 visitantes online
Hoje: 23 Ago, 2017

Como Colaborar

minilogo_casa_espaco_amando

Como instituição sem fins lucrativos, o ESPAÇO AMANDO, precisa de recursos para manter a continuidade dos trabalhos...veja algumas formas disponiveis que voc~e pode colaborar com nosso trabalho...clique aqui

Sobre o Espaço Amando

minilogo_casa_espaco_amando

Foi então que surgiu o ESPAÇO AMANDO, uma organização social sem fins lucrativos,... Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, o ESPAÇO AMANDO atende adolescentes e jovens residentes em comunidades da zona sul...clique aqui

Contate - nos

icon-home
End:
Catete - Rio de Janeiro


icon-phone
Tel:
(xx - 21 ) 9854 - 1466

icon-email